Com 97,74% do rebanho imunizado, Alagoas foi o Estado nordestino com o maior índice de cobertura vacinal contra a febre aftosa na segunda etapa da campanha realizada no segundo semestre de 2020. Os dados, que foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apontam que Alagoas conquistou ainda a oitava posição no ranking nacional.
A etapa de vacinação, que contemplava bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade, foi realizada no mês de novembro e, por conta da pandemia, prorrogada até a primeira quinzena de dezembro.
Com um rebanho superior 468 mil animais envolvidos nesta etapa da campanha, mais de 457 mil foram imunizados. O índice mínimo de cobertura vacinal exigido pelo Ministério da Agricultura é de 90%.
De acordo com os dados divulgados pela Adeal, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, foram vacinados animais com até 24 meses de idade existentes em 29.125 propriedades rurais do Estado. O levantamento ainda demonstra que o índice de cobertura nacional foi de 98,36%, sendo São Paulo, o Estado com maior cobertura em todo o país com 99,96%.