app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Rural

Vacinação abre campanha contra aftosa

Criador tem até o dia 31 de maio para imunizar o rebanho de bovinos e bubalinos; Estado conta com 1,1 milhão de animais

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 08/05/2021 - Matéria atualizada em 08/05/2021 às 04h00

Com a meta de vacinar 1,1 milhão de animais – bovinos e bubalinos – contra a febre aftosa. A Adeal, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, realizou, na segunda-feira passada, a abertura oficial da primeira etapa da campanha de vacinação em 2021.

Dirigentes do governo e representes dos criadores alagoanos participaram da vacinação, realizada na Fazenda Santa Luzia, do pecuarista Álvaro Vasconcelos, localizada na zona rural de Maceió, dando pontapé inicial para a etapa que teve início no sábado passado, dia 1º, e que prossegue até o dia 31 de maio. Nesta etapa, todo o rebanho alagoano deverá ser imunizado, independentemente da idade dos animais.

De acordo com a Adeal, o prazo para o produtor declarar a vacinação encerra dia 15 de junho. Atualmente, Alagoas conta com o status sanitário de zona livre da febre aftosa com vacinação. “A pecuária de Alagoas é um pilar muito importante para a economia do nosso Estado. Esse trabalho vem sendo realizado com o governador Renan Filho, onde, desde 2019, Alagoas está fora da zona de aftosa”, comemorou o secretário da agricultura do Estado, Maykon Beltrão.


Secretário Maykon Beltrão reforçou a importância da vacinação para garantir a sanidade do rebanho
Secretário Maykon Beltrão reforçou a importância da vacinação para garantir a sanidade do rebanho - Foto: DORGIVAL JUNIOR
 

O Deputado Federal, Marx Beltrão, ressaltou a importância da vacinação contra a aftosa e de chegar a meta, “Nós temos em Alagoas, mais de 60 mil propriedades rurais que trabalham com a bovinocultura e trabalham também com os bubalinos. Nós temos mais de 1,1 milhão cabeças de boi e mais de 1.200 mil bubalinos. Já chegamos a 97% de vacinação. A meta neste ano é chegarmos a 100% de vacinação”.

Na etapa de novembro do ano passado, a segunda do calendário de vacinação de 2020, Alagoas obteve uma cobertura vacinal de 97,7%, conquistando o primeiro lugar no ranking nordestino e a oitava posição a nível nacional.

Mais matérias
desta edição