app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Rural

Programa do Leite comemora 19 anos

Primeiro litro de leite foi entregue, no CAIC do conjunto Virgem dos Pobres, em Maceió

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 28/08/2021 - Matéria atualizada em 28/08/2021 às 04h00

Um dos maiores programas sociais de Alagoas no combate a fome, o Programa do Leite comemorou, nesta segunda-feira, 23, 19 anos de criação. Além de atuar no combate à desnutrição de famílias em vulnerabilidade social, o programa se tornou um dos principais alicerces dos agricultores familiares, garantindo o sustento das famílias, gerando renda e emprego no campo.

Criado em 2002, o primeiro litro de leite foi entregue pelo programa no CAIC do conjunto Virgem dos Pobres, em Maceió. Atualmente, faz parte de uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“A gente fica muito feliz em fazer parte dessa história, colaborar com os produtores de leite e ajudar os beneficiários na alimentação. Vamos lutar para que, cada vez mais, esse programa evolua. Quero agradecer a toda população que usa esse leite como alimento seguro em sua mesa. Quero agradecer ao governador Renan Filho e ao secretário Maykon Beltrão que, juntos, têm lutado muito para que o Programa do Leite continue no estado de Alagoas. Ao deputado federal Marx Beltrão que tem sido um gigante, em Brasília, para conseguir trazer esses recursos para o Estado e dar continuidade ao PAA Leite em Alagoas”, destacou Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, uma das cooperativas que fazem parte do Programa do Leite em Alagoas.

Famílias em vulnerabilidade social são beneficiadas pelo programa com o recebimento diário e gratuito de leite
Famílias em vulnerabilidade social são beneficiadas pelo programa com o recebimento diário e gratuito de leite - Foto: Divulgação
 

“Estamos completando os 19 anos do Programa do Leite aqui na Seagri. O PAA Leite é voltado ao pequeno produtor e ao agricultor familiar, onde beneficia famílias em estado de vulnerabilidade social. Nessa semana tão importante, comemoramos com toda comunidade da agricultura familiar, o sucesso do Programa do Leite em Alagoas”, enfatizou o atual coordenador estadual do PAA Leite, Rodrigo Gaia.

 “O Programa do Leite chegou para melhorar a vida das famílias da nossa comunidade. Antigamente, não tínhamos motivação para produzir. O leite era vendido aos atravessadores. Com a chegada do programa essa realidade mudou. Fico muito feliz por saber que esse leite produzido por nós alimenta famílias carentes do nosso Estado. Agradeço a CPLA. Foi ela que veio nos ajudar, colocando os tanques de armazenamento. Hoje, o desenvolvimento melhora cada vez mais com a presença da cooperativa na nossa comunidade”, afirmou Aurélio Melo, agricultor do povoado Ribeira, Jacaré dos Homens.

Semanalmente, 3.200 produtores familiares encaminham cerca de 240 mil litros de leite para seis cooperativas que fornecem e pasteurizam o alimento para, em seguida, doar para aproximadamente 60 mil beneficiários.

Mais matérias
desta edição