app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Rural

Unicafes/AL pede apoio da ALE para execução do PNAE

Cooperativas reivindicam uma chamada pública urgente com o cumprimento da lei 11.947 de 2009, que obriga a aplicação mínima de 30% dos recursos reservados à alimentação escolar destinada à compra de itens de pequenos agricultores

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 18/12/2021 - Matéria atualizada em 18/12/2021 às 04h00

A Unicafes Alagoas entregou ao deputado estadual Paulo Dantas, na segunda-feira passada, 13, um documento de solicitação de apoio para a implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede estadual de ensino. O documento solicita formalmente apoio do Legislativo para uma interlocução mais objetiva para a aquisição dos gêneros alimentícios da agricultura para a composição da merenda escolar.

As cooperativas reivindicam uma chamada pública de cunho urgente visando o cumprimento da lei 11.947 de 2009, que obriga a aplicação mínima de 30% dos recursos reservados à alimentação escolar destinada à compra dos itens produzidos pelos pequenos agricultores. O documento também apresenta pedido para aumento de itens visando à variedade do cardápio, além da compra de um maior volume tendo em vista o potencial do Estado na oferta de produtos.

Apesar de ser uma pauta antiga, Alagoas está na lista entre as federações que não compram de sua agricultura. “Neste ano, houve uma maior interlocução com a Secretaria de Educação, por meio do secretário Rafael Brito, com um certo avanço no entendimento e tratativas. Mas o caráter é de urgência e os agricultores precisam conquistar esse mercado que por direito lhes pertence. A entrega desse documento ao deputado Paulo representa a nossa intenção de construir e colaborar para que esse caminho seja construído com total cooperação”, destacou o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo.

 

Na audiência, dirigentes das cooperativas também apresentaram pedido para aumento de itens do cardápio, além da compra de um percentual maior de produtos tendo em vista o potencial do Estado
Na audiência, dirigentes das cooperativas também apresentaram pedido para aumento de itens do cardápio, além da compra de um percentual maior de produtos tendo em vista o potencial do Estado - Foto: Divulgação
 

Com cerca de 250 mil pessoas envolvidas, a agricultura familiar ainda enfrenta o problema da falta de escoamento e foi um dos setores diretamente afetados pela pandemia e a suspensão das aulas. Também foi tema do encontro a situação de débitos dos contratos das cooperativas da agricultura junto à Agência de Fomento Desenvolve. Recentemente, a lei de anistia e renegociação desses contratos foi proposta pelo deputado Paulo Dantas.

“Venho acompanhando os resultados de produção desses agricultores no campo e suas lutas para fazer políticas públicas como o PNAE e trâmites importantes na questão da dívida com a Desenvolve. Por entender a importância de manter o emprego no campo e as famílias produzindo com qualidade, estaremos também trabalhando para apoiar essa pauta junto ao governador Renan Filho. São políticas como essa que engatam a geração de mais produtividade para o nosso estado e levam segurança alimentar para as nossas crianças”, enfatizou o deputado Paulo Dantas.

Mais matérias
desta edição