app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Rural

Densidade de plantas e adubação interferem no cultivo do milho

.

Por EMBRAPA | Edição do dia 01/01/2022 - Matéria atualizada em 01/01/2022 às 04h00

Pesquisas revelam que um dos fatores de sucesso nos sistemas de produção de milho (Zea mays) para grãos secos, em nível de agronegócio, é o equilíbrio da densidade das plantas. As melhores densidades estão entre 60 e 80 mil plantas por hectare, segundo o pesquisador Milton Cardoso, da Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI). 

O trabalho dele revelou também que para a agricultura familiar, o “melhor arranjo” varia na “faixa de 45 a 55 mil plantas por hectare”. Já na produção de espigas verdes, segundo o estudo do cientista, a “melhor faixa” está entre 40 a 50 mil plantas por hectare. Encontrar o ponto de equilíbrio na densidade é difícil, já que o arranjo das plantas “é influenciado pelo genótipo, ambiente, sistema de produção, época de semeadura e outros fatores”, explica Cardoso.

Para chegar aos resultados com grãos secos, o pesquisador trabalhou em dois experimentos, em Teresina e no município de Magalhães de Almeida, no leste do Maranhão, no período de 2017 a 2019. Foram avaliadas as densidades de 4, 6, 8 e 10 plantas por metro quadrado, com três cultivares de milho da Embrapa, a variedade BRS 473, e quatro híbridos. 

 

Para a variedade BRS 473, os melhores resultados obtidos em produtividade de grãos secos foram de cinco a seis toneladas por hectare
Para a variedade BRS 473, os melhores resultados obtidos em produtividade de grãos secos foram de cinco a seis toneladas por hectare - Foto: Neide Makiko Furukawa
 

Para a variedade BRS 473, os melhores resultados obtidos em produtividade de grãos secos foram de cinco a seis toneladas por hectare. Para o híbrido duplo BRS 2020, o alcance foi de 5,5 a sete toneladas por hectare. Já para os híbridos triplo BRS 3046 e o simples BRS 1060, a produtividade alcançada foi de 6,5 a nove toneladas por hectare.

Com a produção de espigas verdes, no experimento conduzido em Teresina, no ano de 2018, foram observadas as densidades de plantio de 2, 4, 6, 8 e 10 plantas por metro quadrado. Neste experimento foi usado o híbrido triplo de milho BRS 3046, também da Embrapa. Aqui, com a densidade de seis plantas por metro quadrado, a resposta foi se “ajustou aos padrões comerciais” com 57.813 espigas por hectare.

Mais matérias
desta edição