DIA INTERNACIONAL DA MULHER É MARCADO POR HOMENAGENS
Mulheres assumem funções estratégicas no meio agroindustrial
Por Editoria do Gazeta Rural com assessoria | Edição do dia 12/03/2022 - Matéria atualizada em 12/03/2022 às 04h00
Por iniciativa da gerência corporativa de Gestão de Pessoas da Usina Caeté, o Dia Internacional da Mulher, comemorado na terça-feira, 08, foi marcado por homenagens simbólicas para as colaboradoras do campo e da indústria, que receberam lembranças, acompanhadas de mensagem de admiração pela atuação na empresa.
Segundo a gerente de Gestão de Pessoas, Marta Luciana Sampaio, hoje o cenário de contratações femininas vem aumentando gradativamente, tanto na área urbana quanto na rural. “Vivenciamos uma verdadeira transformação, pois o segmento da agroindústria da cana-de-açúcar era predominantemente masculino e as mulheres estão assumindo progressivamente funções estratégicas na companhia. Fomos a primeira usina de Alagoas a contratar uma mulher para operar colhedora. Realidade já comum na Unidade Paulicéia (SP). Nossas operadoras de máquinas agrícolas ganham destaque em produtividade”, ressalta a gerente, acrescentando que muitas dessas contratações são oportunizadas através do Programa de Aprendizagem, desenvolvido em parceria com o Senar, Senai, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e Associação Pestalozzi de Maceió.
Outro importante aspecto abordado pela gerente foi a inclusão no mercado de mulheres portadoras de deficiência (PcD), que surpreendem no desempenho das atividades. “Através das parcerias com essas instituições de ensino profissionalizante, buscamos qualificar e, dentro do possível, absorver em nosso quadro os PcDs, diante do compromisso assumido com a inclusão social”.
A Usina Caeté possui três unidades produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade, sendo duas em Alagoas e uma em São Paulo, e mantém em seu quadro funcional uma boa representatividade feminina. De acordo com Marta Luciana Sampaio, a tendência é um aumento nas contratações cada vez maior. “A mulher vem, ao longo dos anos, ocupando espaços importantes no mercado e, não seria diferente em Caeté”.
Ser mulher, profissional, mãe e esposa, quatro coisas que exigem muito da gente! Conciliar não é fácil, mas ao mesmo tempo nos deixa mais fortes e com uma lição de que nunca devemos desistir, mesmo com tantas dificuldades. Precisamos seguir batalhando pelo nosso espaço. Afinal, nós podemos e nós conseguimos!”
KÍSSIA AMORIM
Eletricista industrial
Mulher, um ser guerreiro que pensa com o coração, exemplo de força, coragem, determinação, conquistas e fé! Mulher que sonha, que luta pelos seus ideais. Mulher, se não puder fazer TUDO, faça TUDO que puder!”
ELISANDRA GOMES
Líder de Serviços Gerais
Digo sempre que as mulheres precisam ter paciência e seguir em frente, sem desistir dos sonhos, porque podemos tudo e o “mundo é nosso!”
MARIA RISOMAR DA SILVA
Soldadora