Palmeira dos Índios recebe Simpósio Nordestino do Umbu-Cajá
.
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 13/08/2022 - Matéria atualizada em 13/08/2022 às 04h00
No período de 15 a 17 de agosto, Palmeira dos Índios sediará o I Simpósio Nordestino do Umbu-Cajá e o primeiro encontro dos produtores da fruta em Alagoas. O evento é aberto ao público e reunirá, no auditório do IFAL, pesquisadores, doutores, professores, estudantes, empresários do setor rural, produtores da agricultura familiar, associações de produtores e cooperativas.
O encontro tem objetivo de compartilhar conhecimento técnico sobre o cultivo do umbu-cajá, difundindo as estratégias, priorizando o cultivo, o mercado, e a agroecologia como medidas capazes de promover a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
O presidente da Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL), Luciano Monteiro, ressalta que o I Simpósio Nordestino do Umbu-Cajá dará a necessária visibilidade de Alagoas para o Brasil como área de excelência para essas espécies, atraindo pesquisadores, estudantes, produtores, importadores, exportadores e a inclusão de Alagoas - como o maior produtor do Brasil - na rota da integração nacional.
A Rota da Fruticultura Alagoana abrange sete polos com suas respectivas frutas regionais, sendo a cidade de Palmeira dos Índios destaque no lançamento da viabilidade cultural do umbu-cajá e suas spondias.
Os produtores estruturados com a agroindústria, o beneficiamento das frutas, a central de produção de mudas, e a instalação de uma cadeia produtiva sistematizada e institucionalizada, dentro de um contexto sustentável, possibilitará a geração de empregos, renda e produtos saudáveis no mercado, beneficiando mais de duas mil famílias da agricultura familiar.