Fábrica da Coopaiba vai atender demanda da merenda escolar
Por mês, unidade deverá produzir mais de uma tonelada de cocada e cerca de três mil bolos
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 03/09/2022 - Matéria atualizada em 03/09/2022 às 04h00
A primeira unidade da rede de produção da Unicafes/AL de bolos, cocadas, pães e bolachas amanteigados foi inaugurada em Piaçabuçu pela Coopaiba. O projeto será o principal ponto de fornecimento do setor da agricultura familiar para a merenda escolar, por meio das chamadas públicas.
A unidade deverá produzir mais de uma tonelada de cocada por mês e cerca de três mil bolos. A iniciativa contemplou quase 300 mulheres que estão organizadas na Associação dos Agricultores Familiares e Produtores de Cocada – Sabor Artesanal.
A solenidade de inauguração do espaço contou ainda com cerimônia para os cooperados, na Vila Z-19, tendo a presença de dirigentes da Unicafes/AL e de cooperativas, além de agricultores familiares.
A iniciativa visa promover a independência financeira de esposas de cooperados e de mulheres que ainda não estejam, exclusivamente, atuando na agricultura. A renda extra deverá impactar, segundo o presidente da Unicafes/AL e da Coopaiba, Antonino Cardoso, no aumento da taxa de ocupação na Região.
“A gente está criando uma rede de prestação de serviço para incluir os cooperados sobre o máximo de processos produtivos que a Coopaiba possui. A cooperativa também vai criar uma fábrica de óleo e uma unidade de óleo reciclado para que o cooperado possa melhorar - cada vez mais - sua condição de vida”, explicou Antonino Cardozo.
Moradora de Piaçabuçu, Rosimeyre Santos, tem família atuante na pesca. Para ela, que é uma das integrantes da Associação Sabor Artesanal, a oportunidade é vista como alternativa de renda para ajudar a fechar as contas no fim do mês. “Já demos início aos preparativos com capacitações e na organização da fábrica, vejo como uma experiência libertadora. Está sendo muito gratificante aumentar nossos conhecimentos e não depender tanto de programas assistências d governo”, enfatizou.
A Associação receberá da Cooperativa os insumos para a produção em escala voltada ao mercado institucional de Alagoas. Os produtos seguem a exigência nutricional para alimentação das crianças, com unidades zero açúcar, por exemplo.