app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Rural

Fábrica da Coopaiba vai atender demanda da merenda escolar

Por mês, unidade deverá produzir mais de uma tonelada de cocada e cerca de três mil bolos

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 03/09/2022 - Matéria atualizada em 03/09/2022 às 04h00

A primeira unidade da rede de produção da Unicafes/AL de bolos, cocadas, pães e bolachas amanteigados foi inaugurada em Piaçabuçu pela Coopaiba. O projeto será o principal ponto de fornecimento do setor da agricultura familiar para a merenda escolar, por meio das chamadas públicas.

A unidade deverá produzir mais de uma tonelada de cocada por mês e cerca de três mil bolos. A iniciativa contemplou quase 300 mulheres que estão organizadas na Associação dos Agricultores Familiares e Produtores de Cocada – Sabor Artesanal.

A solenidade de inauguração do espaço contou ainda com cerimônia para os cooperados, na Vila Z-19, tendo a presença de dirigentes da Unicafes/AL e de cooperativas, além de agricultores familiares.

A iniciativa visa promover a independência financeira de esposas de cooperados e de mulheres que ainda não estejam, exclusivamente, atuando na agricultura. A renda extra deverá impactar, segundo o presidente da Unicafes/AL e da Coopaiba, Antonino Cardoso, no aumento da taxa de ocupação na Região.

 

Fábrica foi inaugurada em Piaçabuçu, município da região do baixo São Francisco
Fábrica foi inaugurada em Piaçabuçu, município da região do baixo São Francisco - Foto: Vinícius Rocha
 

“A gente está criando uma rede de prestação de serviço para incluir os cooperados sobre o máximo de processos produtivos que a Coopaiba possui. A cooperativa também vai criar uma fábrica de óleo e uma unidade de óleo reciclado para que o cooperado possa melhorar - cada vez mais - sua condição de vida”, explicou Antonino Cardozo.

Moradora de Piaçabuçu, Rosimeyre Santos, tem família atuante na pesca. Para ela, que é uma das integrantes da Associação Sabor Artesanal, a oportunidade é vista como alternativa de renda para ajudar a fechar as contas no fim do mês. “Já demos início aos preparativos com capacitações e na organização da fábrica, vejo como uma experiência libertadora. Está sendo muito gratificante aumentar nossos conhecimentos e não depender tanto de programas assistências d governo”, enfatizou.

A Associação receberá da Cooperativa os insumos para a produção em escala voltada ao mercado institucional de Alagoas. Os produtos seguem a exigência nutricional para alimentação das crianças, com unidades zero açúcar, por exemplo.

Mais matérias
desta edição