app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Rural

Tecnologia aumenta produtividade do milho

Método de cultivo permite o plantio da segunda safra do cereal em até 20 dias antes da colheita da soja

Por EMBRAPA | Edição do dia 15/10/2022 - Matéria atualizada em 15/10/2022 às 04h00

Ganhos médios diários de produtividade entre 1,5 e 2,3 sacas por hectare com a antecipação do plantio do milho na cultura da soja. Esses são os resultados obtidos com o Sistema Antecipe, método de cultivo intercalar desenvolvido pela Embrapa que permite o plantio da segunda safra do cereal em até 20 dias antes da colheita da soja.

Lançado em 2020, o Antecipe é um pacote que agrupa um sistema inédito de produção de grãos, uma semeadora-adubadora – desenvolvida pela Embrapa e aprimorada pela empresa Jumil – e um aplicativo para auxiliar o produtor a planejar a execução. O milho é semeado pelo equipamento nas entrelinhas de soja, durante o estádio R5 da leguminosa. Na hora da colheita, o milho é cortado junto com a soja, ficando apenas um pequeno caule de cada planta do cereal. Só que, nesse momento, toda a lavoura de milho já está implantada, com raízes em pleno desenvolvimento e pronta para continuar crescendo. Esse plantio antecipado permite um ganho de até 20 dias e faz o cereal aproveitar condições climáticas mais favoráveis.

 

Produtividade de grãos é maior em comparação à semeadura tardia
Produtividade de grãos é maior em comparação à semeadura tardia - Foto: Guilherme Viana
 

“É importante salientar que o Sistema Antecipe não visa à substituição do cultivo do milho segunda safra hoje implantado no Brasil. Todos os resultados gerados até agora demonstram que essa técnica visa à redução de riscos do milho semeado fora do calendário agrícola preconizado pelo Zarc”, pondera pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (MG) Décio Karam.

Os ganhos apresentados pelo Antecipe, em todas as regiões onde a tecnologia vem sendo implantada, demonstram que a produtividade de grãos é maior nesse sistema quando comparada à semeadura tardia.


Mais matérias
desta edição