Rebanho de suínos é vacinado contra a PSC
.
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 03/12/2022 - Matéria atualizada em 03/12/2022 às 04h00
Localizada na zona rural do município de São José da Laje, a Granja Alves foi uma das primeiras da região da Zona da Mata a imunizar os animais contra a Peste Suína Clássica (PSC). A ação faz parte da terceira etapa da campanha de vacinação realizada em Alagoas.
Com mais de 160 mil doses destinadas ao estado, nessa etapa, deverão ser vacinados cerca de 130 mil animais no período de 28 de novembro até 31 dezembro. Participam da mobilização 60 vacinadores, que deverão percorrer mais de cinco mil propriedades com criação de suínos.
“A vacinação contra a PSC é muito importante. O criador tem que vacinar, independentemente do tamanho do rebanho. Se não vacinar, o prejuízo vai ser grande. A vacina deixa o rebanho sadio. Ninguém pode ficar de fora”, afirmou o criador Joseni Alves.
“Contamos com a colaboração dos nossos criadores de suínos para que possamos proteger o rebanho alagoano, evitando que o vírus da doença circule na zona não livre. No país, Alagoas foi escolhida para a realização deste projeto piloto no combate a PSC”, declarou Caio Vieira, assessor de Defesa Agropecuária da Adeal.
A campanha faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC), lançado em 2021, por meio da parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a iniciativa privada, contando com o apoio da Adeal. Todos os procedimentos de vacinação e o próprio imunizante não têm custos para os criadores, seja ele grande, médio ou de pequeno porte.
A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa e que afeta somente suínos domésticos e asselvajados, não sendo transmissível a humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.