app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Rural

Curso de melhoramento genético beneficia pequenos criadores

Capacitações, que foram feitas no Parque de Exposições Mair Amaral, no município de Batalha, tiveram carga horária de 40 horas, com aulas práticas

Por Editoria do Gazeta Rural com assessoria | Edição do dia 31/12/2022 - Matéria atualizada em 31/12/2022 às 04h00

O setor agrícola em Alagoas ficou marcado com diversas ações de melhoramento genético do gado leiteiro promovidas pelo Governo do Estado em 2022. De janeiro a dezembro deste ano, a Secretaria de Estado da Agricultura - Seagri beneficiou pequenos criadores, funcionários de propriedades rurais, entre outros, com cursos de inseminação artificial em bovinos.

As capacitações, que foram feitas no Parque de Exposições Mair Amaral, no município de Batalha, tiveram carga horária de 40 horas, com aulas práticas, teóricas e palestras, abordando as vantagens da inseminação artificial, estudo do aparelho reprodutivo da fêmea, procedimentos para inseminação, entre outros cursos.

 

Cursos de inseminação artificial em bovinos beneficiaram pequenos criadores do Estado
Cursos de inseminação artificial em bovinos beneficiaram pequenos criadores do Estado - Foto: Ronaldo Lima
 

De acordo com o zootecnista da Seagri e coordenador do curso, Luiz Gustavo, cada participante teve a oportunidade de conhecer os métodos de inseminação artificial em bovino nos animais, no uso de manequins e ainda com equipamento de ultrassom. Os participantes também aprenderam técnicas de manuseio de botijão de criogênico, onde são armazenados os sêmens bovinos para fecundação, e foram submetidos a uma prova prática de inseminação artificial, com direito a certificado de conclusão do curso.

“Todas as aulas foram supervisionadas pelo médico veterinário da Adeal, Rogério Madeiro, no centro de capacitação da Seagri e nas baias com os animais, em cada turma de alunos”, explicou Luiz Gustavo. Segundo ele, o curso contou ainda com os instrutores técnicos José Bispo, Milton Pereira e Maria Leda.

Mais matérias
desta edição