Piaçabuçu terá banco comunitário social
Projeto também focará na reorganização das economias locais e na valorização dos empreendimentos
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 21/01/2023 - Matéria atualizada em 21/01/2023 às 04h00
O município de Piaçabuçu, na região sul de Alagoas, vai ganhar o seu primeiro banco comunitário social. O “É da Gente”, é uma instituição financeira associativa registrada pelo Banco Central, que foi criada para prestar serviços financeiros e bancários. O projeto, que deverá inaugurar a sua primeira agência em fevereiro deste ano, também vai focar na reorganização das economias locais e na valorização dos empreendimentos.
Com a chegada do Banco “É da gente”, a população poderá contar com uma moeda social, aplicativo para gerenciamento e ter serviços comuns de acesso ao crédito, abertura de contas e transações como saques e depósitos. O Banco É da Gente é uma iniciativa da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Piaçabuçu e da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Cooapaiba).
Segundo o presidente da Associação, Pedro Nascimento, o Banco Comunitário visa integrar a comunidade no sistema financeiro além de incentivar o desenvolvimento local. “A instalação do nosso próprio banco é uma grande conquista, que vai solucionar problemas antigos e fomentar o negócio local com muitas oportunidades para a nossa gente. Teremos uma grande prestação de serviço com um sistema integrado de crédito, produção, comércio e consumo”, destacou.
Para o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, nos últimos anos o comércio local acabou se desvalorizando pelo fato de muitos correntistas terem precisar se deslocar para outros municípios. “O banco É da Gente vai promover inclusão social. O projeto contempla as necessidades reais das pessoas com taxas de juros e de crédito acessíveis. Logo teremos um banco e uma moeda social circulante como mecanismo de empoderamento local e impulso para a geração de trabalho e renda”, informou Antonino Cardozo.