app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Rural

Potencial de criação de camarão em AL é reconhecido por ass. nacional

Em 2021, foram produzidos 1.477.400 quilos de camarão no Estado

Por Editoria do Gazeta Rural com assessoria | Edição do dia 08/04/2023 - Matéria atualizada em 08/04/2023 às 04h00

Com um número cada vez maior de produtores, a criação de camarão em viveiros avança em Alagoas, com destaque na região agreste do estado, especialmente em Arapiraca. Dados divulgados pelo Sebrae-AL apontam que, somente em 2021, foram produzidos 1.477.400 quilos de camarão no estado, destes, 1.083.000 quilos saíram do Agreste, sendo 250 mil kg em Arapiraca.

Com um fluxo de comercialização mais robusto, a perspectiva de crescimento da produção é de até 60% em relação a 2022. O fortalecimento das associações e cooperativas, a regularização ambiental e a qualidade do produto são os principais fatores que contribuem para esse crescimento.


Seminário

Neste sentido, com o objetivo de discutir o futuro deste segmento, foi realizado o 2º Seminário de Carcinicultura do Agreste Alagoano, na última semana de março, no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc, em Arapiraca. O evento, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Arapiraca e o Sebrae de Alagoas, teve como tema “Conservar, Produzir e Inovar com Sustentabilidade”, contou com visita de campo às unidades rurais, conhecendo ‘in loco’ a criação de camarão de alguns produtores do Agreste.

Para o diretor-técnico do Sebrae, Keylle Lima, a carcinicultura é uma importante alternativa para geração de emprego e renda em Alagoas. “Como todo segmento econômico, ainda existem desafios que devemos enfrentar, mas as oportunidades são muito maiores”, destaca.

 

Seminário reuniu criadores e especialistas para discutir o futuro da atividade econômica
Seminário reuniu criadores e especialistas para discutir o futuro da atividade econômica - Foto: Assessoria
 

A instituição apoia vários produtores, principalmente na obtenção do Licenciamento Ambiental. Segundo Clebson Moreira, analista da Agência de Arapiraca, o Sebrae também fornece toda orientação para a melhoria dos processos de cultivo, por meio de consultorias subsidiadas que chegam a cobrir até 70% dos custos”, afirma.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Genivaldo Oliveira, o maior desafio para o ano que vem é reunir o maior número de produtores de camarão. “Arapiraca já é destaque na produção de abacaxi e mandioca, mas a criação de camarão tem crescido a ponto de concorrer com culturas já consolidadas na cidade, o que é muito positivo, pois significa mais renda e receita para os produtores e para o município”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Genivaldo Oliveira.

O evento contou ainda com a presença do presidente nacional da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Paiva Rocha. “É importante a união do setor para que essa atividade se desenvolva de fato, assim como no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Até porque Alagoas tem muito potencial. É um Estado riquíssimo, que além das lagoas tem o rio Coruripe, que tem demonstrado ter uma água de qualidade totalmente apropriada para o camarão do pacífico”, afirmou.

No encontro foram apresentadas palestras com os temas: “Contribuição do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Aquicultura, para os setores da Carcinicultura”, “Carcinicultura Brasileira: Situação Atual de Mercado e Produção, Desafios, Avanços e Perspectivas”, “Panorama atual da Carcinicultura do estado de Alagoas”, além das “Ações da Prefeitura para o Desenvolvimento da Carcinicultura em Arapiraca”, entre outros.

Mais matérias
desta edição