Festival Coopaiba do Trabalhador movimenta a economia de Piaçabuçu
.
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 06/05/2023 - Matéria atualizada em 06/05/2023 às 04h00
Cultura, esporte e desenvolvimento para a população de Piaçabuçu. O Festival do Trabalhador, promovido pela Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), movimentou a economia local com a retomada do evento, que deu uma pausa devido pandemia da covid-19. Realizado nos dias 29 e 30 de abril, o evento comemorou o Dia do Trabalhador com ações multiculturais, atraindo turistas e movimentando a economia do município, beneficiando toda a cadeia de hotéis, comércio, restaurantes e transportes.
O evento, que está em sua quinta edição, colocou em vitrine a produção da agricultura familiar com a Quitanda Coop em conjunto com a ação de vendas da marca Tia Ita Alimentos.
Já na parte esportiva, o Festival Coopaiba do Trabalhador contribuiu para a promoção ao esporte, com torneio de futebol Society, formado por 38 equipes, sendo quatro femininas. O evento também promoveu a primeira Corrida do Trabalhador, que contou com sete quilômetros de prova, recebendo atletas locais e de Sergipe. A tradicional corrida de barco à vela contou com 50 participantes, subdivididos em dez equipes competidoras. No geral, o evento distribuiu a premiação R$ 10 mil.
A movimentação na cidade de Piaçabuçu nesta edição de retomada do Festival Coopaiba do Trabalhador cresceu também na procura pelos shows no segundo dia de evento no domingo(3) com o Manhã de Sol e Noite de Show. O público lotou o Calçadão da cidade para escutar bandas da terra, com destaque para Forró das Antigas.
Para o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, a promoção da festa impacta na valorização do trabalhador, agricultor e produtor que se dedica com esforço para gerar riquezas e desenvolvimento para o município. “Essa foi a maior e melhor edição do evento, cumprindo o propósito de celebrar nossas conquistas e buscar novos voos”, destacou.