AL inicia fiscalização em áreas de fumo
Trabalho de campo tem a finalidade de manter o status de área livre de Mofo Azul do Tabaco
Por Editoria do Gazeta Rural com assessoria | Edição do dia 20/05/2023 - Matéria atualizada em 20/05/2023 às 04h00
A equipe técnica da Adeal inicia, na próxima semana, o trabalho de campo para a manutenção da área livre da praga do Mofo Azul do Tabaco. A primeira fase da ação, que é executada em parceria com as prefeituras municipais, ocorrerá no período de 22 a 26 de maio.
A iniciativa faz parte das ações do Programa de Manutenção do Reconhecimento Oficial da Condição de Área Livre do Mofo Azul do Tabaco, que foi criado em 2009 com o propósito de atender a demanda do setor produtivo e mercados mais exigentes quanto a padrões fitossanitários.
A certificação assegura a exportação do produto alagoano para o mercado mundial, em especial, a China, que exige a chancela do Ministério da Agricultura para a importação. A praga pode ocasionar perdas significativas da produção, limitando, desta forma, a exportação do tabaco para países consumidores.
No trabalho de campo, as equipes farão o levantamento fitossanitário da cultura com a coleta de material para análise em laboratório.
As ações de campo, que ocorrerão em três fases de desenvolvimento da planta, serão realizadas nos municípios de Arapiraca, Taquarana, Traipu, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Igaci, Craíbas, Junqueiro Coite do Noia, Limoeiro de Anadia, Girau do Ponciano e São Sebastião.
Todo o material coletado será acondicionado e encaminhado análise em laboratório oficial do Ministério da Agricultura, onde serão emitidos laudos das amostras.
Com a liberação dos laudos, serão produzidos os relatórios e enviados para o Ministério da Agricultura para que seja mantido o status de área livre.