app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5896
Rural

Prazo para declaração da aftosa encerra dia 30

Por conta de problemas técnicos, Adeal optou pela prorrogação do prazo que se encerraria no dia 15 de junho

Por Editoria do Gazeta Rural com assessoria | Edição do dia 24/06/2023 - Matéria atualizada em 24/06/2023 às 04h00

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que, por problemas técnicos no acesso ao sistema informatizado Sidagro, o prazo para a declaração da vacinação contra a febre aftosa, que seria encerrado na quinta-feira, 15, foi prorrogado até a próxima sexta-feira, dia 30. 

A primeira etapa da campanha de 2023 foi realizada durante todo o mês de maio com a meta de vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos do estado. 

Atualmente, segundo dados da agência de defesa agropecuária, o plantel de bovídeos em Alagoas supera a marca de 1,3 milhão de animais. Nesta etapa, a vacinação foi obrigatória para animais de todas as idades.

 

Com prorrogação, criador tem mais uma oportunidade para declarar a vacinação dos animais
Com prorrogação, criador tem mais uma oportunidade para declarar a vacinação dos animais - Foto: ARQUIVO
 

“Diante destes problemas técnicos, optamos pela prorrogação do prazo para a declaração. Com isso, o criador, agora, ganhou mais dias para regularizar a situação junto as unidades da Adeal”, afirmou o presidente Otávio Tavares.

A Adeal alerta ainda que o criador que não fizer a declaração fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.

De acordo com o órgão de defesa agropecuária, no caso da não declaração, o valor de multa a ser pago corresponde a 30 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL).

Mais matérias
desta edição