Usina Caeté
Marituba finaliza moagem com resultados positivos

A Usina Caeté – Unidade Marituba concluiu sua safra 24/25 na primeira quinzena de março. O gerente-geral Rafael Bomfim fez um balanço positivo do ciclo e destacou como os desafios climáticos e os esforços da equipe foram determinantes para o sucesso alcançado.
Durante a safra 24/25, a Marituba processou 1.223.681,460 toneladas de cana, um volume que reflete o compromisso contínuo com a alta produtividade. Mesmo enfrentando a maior seca da história, entre agosto e dezembro, com apenas 68 mm de média pluvial, o índice de ATR elevado auxiliou na recuperação dos números, segundo o gerente-geral.
“Apesar dos desafios impostos pelas condições climáticas, que afetaram a regularidade da safra, conseguimos ajustar nossos processos e manter a eficiência da produção. O aumento da eficiência das máquinas permitiu ampliar a colheita mecanizada, finalizando o ciclo com 60% da cana própria colhida mecanicamente”, afirmou Rafael Bomfim.
Com foco na próxima safra, a Unidade Marituba já desenvolve novas estratégias e tecnologias para continuar evoluindo. No setor industrial, estão sendo realizados testes para a centrifugação da borra do flotador da refinaria, com o objetivo de reduzir perdas. Os primeiros resultados são promissores, e a implementação total do processo está prevista para a safra 2025/2026.