Vitrine
Sindaçúcar-AL participa da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente

Com a presença de gestores públicos, representantes da sociedade civil e especialistas das esferas municipal, estadual e federal, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) promoveu a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento, realizado nos dias 14 e 15 de março, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em Maceió, contou com o apoio do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol do Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL).
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas ambientais em Alagoas: “A conferência surge como um espaço essencial para o debate e a formulação de políticas ambientais, promovendo avanços significativos. Essa é a maior conferência já realizada em Alagoas e a única do Brasil descarbonizada. O evento permite que as demandas locais sejam incorporadas às discussões estaduais e nacionais”, afirmou.
A conferência estadual foi precedida por encontros municipais e intermunicipais, garantindo que as discussões refletissem as realidades de diferentes regiões do estado. As pautas aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá entre 6 e 9 de maio, em Brasília, reunindo delegações de todos os estados brasileiros.
O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, reforçou o compromisso do setor produtivo com a sustentabilidade e elogiou a iniciativa da SEMARH. Para ele, o encontro reforçou a necessidade de integração entre poder público, setor produtivo e sociedade civil na busca por soluções sustentáveis para o desenvolvimento econômico e ambiental do estado.
“A realização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente merece todo o reconhecimento do setor produtivo de Alagoas, em especial do Sindaçúcar-AL. Além de promover o debate sobre questões ambientais, o evento também destaca o trabalho da Secretaria na articulação com o setor produtivo para ações de preservação e proteção ambiental”, declarou.
