Evento
Fetar-AL realiza primeiro encontro estadual da categoria

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados e Assalariadas Rurais de Alagoas (Fetar-AL) realizou, no último sábado (15), em São Miguel dos Campos, o primeiro encontro estadual da categoria, reunindo delegados e suplentes de 22 sindicatos rurais filiados. O evento serviu como preparatório para o II Congresso Estadual, que ocorrerá no próximo dia 2 de abril, em Maceió.
O encontro aconteceu no auditório da Escola Desembargador José Fernando Lima Souza e contou com a presença do prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, dirigentes de federações dos estados de Pernambuco e Sergipe, além do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), Gabriel Bezerra.
A programação incluiu palestras com análises da conjuntura nacional e estadual sobre os assalariados no Brasil, conduzidas pelo presidente da Contar, pelo professor Cícero Albuquerque e pelo presidente da Fetar-AL, Antônio Torres.
DEBATES E PAUTAS
Os delegados e suplentes foram distribuídos em comissões para debater temas essenciais para a categoria, como: expansão do assalariamento rural além da cultura da cana-de-açúcar; erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo; realidade das trabalhadoras rurais e luta das mulheres no campo; fortalecimento sindical, formação e inclusão de idosos rurais; gestão financeira, sindicalização e contribuição social e campanha salarial, negociações coletivas e condições dignas de trabalho.
Segundo Antônio Torres, a luta por melhores condições para os trabalhadores rurais segue intensa, destacando a recente conquista de um reajuste salarial de 6%, superior à inflação do período, que foi de 4,5%. “Tivemos uma negociação difícil com a classe patronal, mas conseguimos um aumento significativo. Esse é um esforço conjunto da Fetar-AL e de todos os trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais”, enfatizou.
O presidente da Contar, Gabriel Bezerra, ressaltou a importância do fortalecimento sindical para a defesa dos direitos da categoria: “Sem sindicatos fortes, não há um movimento sindical forte. Passamos por momentos difíceis e enfrentamos retrocessos, mas seguimos firmes na luta pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo”.
As propostas discutidas no evento serão votadas no II Congresso Estadual da Fetar-AL, que também marcará a eleição da nova mesa diretora da federação para o próximo quadriênio. O congresso será realizado no auditório do Senar-AL, em Maceió.