Evento
Expoalagoas Genética 2025 terá foco na produtividade e inovação dos rebanhos
Exposição contará com leilões, julgamento das raças Nelore, Gir Leiteiro, Mangalarga Marchador e Girolando, além da etapa do circuito Mega Leite Nordeste, do Ranking Nordestino do Gir Leiteiro e do Wo

Com uma programação técnica robusta, a Expoalagoas Genética 2025 promete ser um dos maiores eventos do setor pecuário do Nordeste neste primeiro semestre. Organizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), a exposição acontecerá entre os dias 13 e 18 de maio, no Parque da Pecuária, em Maceió.
A edição deste ano terá leilões, julgamento das raças Nelore, Gir Leiteiro, Mangalarga Marchador e Girolando, além de etapas do circuito Mega Leite Nordeste, do Ranking Nordestino do Gir Leiteiro e do Workshop Encorte, reunindo criadores, produtores e especialistas de todo o país.
“O evento será uma grande oportunidade para repor o rebanho com animais de alta qualidade, além de promover acesso a conhecimento técnico que fortalece o melhoramento genético e as criações. Teremos um mercado aquecido, exposição de excelência e disputas entre as principais raças”, afirmou o presidente da ACA, Domício Silva.
Estão confirmados três leilões, sendo dois dedicados à raça Nelore e o terceiro encerrando a programação com o Leilão Genética de Berço, que reunirá os melhores exemplares de Girolando e Gir Leiteiro. A expectativa é de bons negócios e ampla participação de criadores de todo o Nordeste.
A previsão é de que 400 animais participem dos julgamentos, além de 300 exemplares da raça Mangalarga Marchador. “O Ranking Nordestino, o Mega Leite e a forte presença da raça Gir devem atrair um número expressivo de pecuaristas para o evento”, completou Domício Silva.
Expedição Encorte
Um dos destaques da programação será a Expedição Encorte, que acontece de 28 de abril a 18 de maio, com seu encerramento na Expoalagoas Genética. A iniciativa busca mapear a cadeia produtiva da carne bovina no Nordeste, promovendo o desenvolvimento sustentável da pecuária na região.
Durante a expedição, fazendas nos estados de Sergipe, sul de Pernambuco e Alagoas serão visitadas, proporcionando diagnósticos empresariais gratuitos aos pecuaristas. O consultor em agropecuária Marcelo Araújo, organizador da iniciativa, explica que o estudo identificará oportunidades de crescimento e ganho de produtividade nas propriedades visitadas.
O ponto alto será o Workshop Encorte, nos dias 16 e 17 de maio, no Parque da Pecuária, com palestras, mesas-redondas, apresentação dos dados da expedição e momentos de troca de experiências. As inscrições têm custo acessível, tanto para participantes individuais quanto em grupo.
“A Expolagoas Genética recebe com entusiasmo mais uma etapa do Encorte, que vem contribuindo diretamente para o compartilhamento de conhecimento e geração de negócios. Será uma edição que vai ampliar ainda mais a relevância da exposição”, concluiu Domício Silva.


