loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 26/04/2025 | Ano | Nº 5953
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Rural

Adeal

Iniciado o calendário de semeadura da soja

Em Alagoas, produtor rural deve plantar o grão no período de abril a julho

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), por meio do Núcleo de Defesa Vegetal, informa que o calendário de semeadura para o plantio da soja, no estado de Alagoas, teve início neste mês de abril e se estenderá até julho.

O calendário é uma medida sanitária que complementa o vazio sanitário, estratégia que integra o manejo da ferrugem asiática da soja, com o objetivo de minimizar os prejuízos econômicos ao produtor.

Nesse sentido, o período definido para a semeadura da soja tem o propósito de reduzir a presença do fungo no campo, racionalizar o número de aplicações de fungicidas e evitar o risco de resistência do fungo às moléculas químicas utilizadas no controle da praga.

“O produtor precisa estar atento ao prazo para fazer o plantio em Alagoas. São três meses em que ele pode realizar a semeadura de acordo com a determinação da portaria do Mapa, evitando ser autuado”, declarou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.

O período para a semeadura da soja foi determinado de acordo com a Portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) número 1.111 de 13 de maio de 2024, que estabelece o calendário de semeadura da soja safra 2024/2025.

O calendário é uma medida sanitária que complementa o vazio sanitário, estratégia de manejo da ferrugem asiática da soja, visando minimizar prejuízos econômicos ao produtor
O calendário é uma medida sanitária que complementa o vazio sanitário, estratégia de manejo da ferrugem asiática da soja, visando minimizar prejuízos econômicos ao produtor | Foto: EMBRAPA

Relacionadas