Evento
Expoalagoas Genética promove julgamentos técnicos das raças
Exposição acontece entre os dias 13 e 18 de maio, no Parque da Pecuária, em Maceió

Em sua 12ª edição, a Expoalagoas Genética consolida-se como um dos eventos mais importantes da pecuária regional, reunindo os melhores exemplares da bovinocultura e equinocultura alagoana. E, mais uma vez, os julgamentos técnicos das raças estão confirmados na programação, que acontecerá entre os dias 13 e 18 de maio, no Parque da Pecuária, em Maceió/AL.
Um dos pontos altos da exposição, os julgamentos são momentos estratégicos e educativos dentro do evento. Por meio de análises criteriosas, baseadas nos padrões oficiais das raças, os criadores têm a oportunidade de avaliar seus planteis, identificar potencialidades e ajustar direcionamentos produtivos.
“Sem dúvida, o julgamento é uma das atrações mais aguardadas da Expoalagoas, por reunir critérios técnicos rigorosos e promover verdadeiras aulas sobre morfologia, conformação, padrão racial e arquétipos desejáveis do ponto de vista genético e econômico. Sempre buscamos juízes experientes, que agregam conhecimento aos participantes”, destaca Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).
A expectativa é de que mais de 300 animais participem dos julgamentos neste ano, com representantes das raças Nelore, Girolando, Gir Leiteiro, Sindi e Mangalarga Marchador. Os juízes de pista são indicados por entidades de representação nacional, como a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, assegurando a seriedade e a qualidade técnica das avaliações.
Os julgamentos ocorrerão no recinto de avaliações, em frente à Casa do Criador, no Parque da Pecuária. A programação começa na quarta-feira, 14 de maio, com os julgamentos da raça Mangalarga Marchador. Já na quinta-feira, 15, será a vez da raça Nelore, a partir das 9h.
“Teremos novamente a presença da raça Sindi, que vem ganhando espaço e se consolidando entre os criadores, o que demonstra a diversificação e o crescimento da nossa pecuária. O julgamento é uma ferramenta importante para direcionar os trabalhos nas fazendas e melhorar a produtividade dos rebanhos”, completa Domício.
Além dos julgamentos, a Expoalagoas Genética contará com exposição de animais, quatro leilões, encontros setoriais, palestras técnicas, torneio leiteiro e estandes de empresas e instituições parceiras. Com foco técnico e voltado para criadores, profissionais do setor e estudantes, o evento é uma vitrine da força e da evolução da agropecuária alagoana.
