ENSINAMENTO
Pastor ensina a fugir do ataque inimigo
Ele recomenda tomar a decisão de Josué, dizendo: ‘Eu e minha casa serviremos ao Senhor’


A primeira instituição que Deus criou, a família, tem sido alvo de grandes ataques pelo inimigo para destruí-la. “Esse valor inestimável é confrontado a todo instante, mas, por se tratar de um projeto de Deus, ele jamais será abalado”, avalia o pastor Cícero Menezes, da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) da Pajuçara.
Esse tempo difícil, de acordo com o líder espiritual da IEQ, foi prenunciado por Jesus (no livro de Lucas 12.52). “Para vencer essa malignidade, que tem atacado e afrontado a família em nossos dias, precisamos buscar as bênçãos e a presença de Deus nos lares, no relacionamento entre pais e filhos”, explica.
Para alcançar essas bênçãos, o reverendo recomenda seguir o exemplo que Josué, em um dos momentos mais lindos na conquista da Terra Prometida, quando reuniu a Nação Judeia e reafirmou sua aliança com Deus: “Escolhei hoje a quem sirvais...! Porém, eu e minha casa serviremos ao Senhor!” (Josué 25.15).
A Bíblia relata muitos casos de pessoas que, como Josué, optaram por seguir a Deus levando consigo toda a família. Entre elas, o pastor citou o centurião Cornélio. “Ele ganhou todo o seu clã e amigos para Cristo (Atos 10). Noé, o único homem temente a Deus em seu tempo, também salvou a família das águas do dilúvio (Gênesis 6-9)”.
Na contramão de Cornélio e Noé, Menezes citou o caso de Ló. “Ambicioso, Ló foi morar em Sodoma, onde perdeu tudo que tinha e viu sua família ruir. Ele foi poupado da destruição da cidade por intercessão do tio Abraão. Sua mulher virou estátua de sal e as filhas o embriagaram para praticar incesto”(Gênesis 19).
Exercendo o ministério pastoral há mais de três décadas, o pastor tem-se voltado à ajuda de muitas famílias destruídas. “São tantos os lares atingidos por esse mal instalado desde o início da história; famílias que, no desespero, nos procuram pedindo ajuda. E para honra e glória de Deus, muitas foram libertas”.
A obstinação é um dos problemas mais frequentes que o reverendo tem observado nas famílias. “Essa desobediência deliberada invade os lares. Os filhos sabem quais as expectativas dos pais, mas fazem o contrário; rejeitam a repreensão, desprezam a disciplina e o correto, tal como consta em Provérbios 29.1”.
Outro fator que o líder da IEQ Pajuçara tem verificado é que a principal causa dos problemas familiares ocorrem por falta de estrutura na vida do casal. “Os casamentos, em sua maioria, têm hoje curta duração. Os danos da separação recaem sobre a vida dos filhos; muitos têm problemas espirituais, mentais e físicos”.
Em qualquer circunstância da vida, porém, ele afirma que estar com Deus, seguir e obedecer a Sua Palavra, é o maior tesouro que a família pode desfrutar. “Um tesouro que vem do alto, mas tem aqui na Terra homens e mulheres que, sem alarde, fazem com que ele esteja presente em 201 países do mundo”.
Esses homens e mulheres são os Gideões Internacionais (as esposas são auxiliares), que ele recebe alegremente em sua igreja, como fez no dia 16 deste mês. “A Palavra de Deus entrou em minha casa através do Novo Testamento que recebi dos Gideões”, disse.
Neste fim de semana, os Gideões realizam sua Convenção Estadual no Maceió Mar Hotel. E o reverendo parabenizou a todos pelo evento e agradeceu a Renato Gomes: “Meu irmão em Cristo Jesus e amigo, por oferecer-me a oportunidade de contribuir levando a mensagem do Senhor às famílias e lares nestas terras maravilhosas de Alagoas”.